sábado, 28 de fevereiro de 2009

Asus WL-500gP (Premium)

Introdução

Este router wireless é a evolução do antigo modelo da Asus, WL-500gD (Deluxe). Basicamente a Asus aplicou um novo design ao seu antigo router, e fez pequenas alterações ao nível do firmware e tambem algumas a nível de hardware.

Recentemente a Asus também lançou para o mercado o topo de gama da série WL-500, o Asus WL-500W, que para além das funcionalidades USB2.0 que o router WL-500gP oferece aos seus utilizadores, oferece também a funcionalidade MIMO que incorpora o novo padrão da tecnologia wireless, 802.11n.

Dentro da Caixa

Antes de indicar as características do router, ao adquirir este equipamento, no interior da sua caixa virá os seguintes componentes:

1x WL-500gP
1x Antena Wireless
1x Transformador
1x “Quick Start Guide” do WL-500Gp
1x WL-500gP CD
1x Cabo Ethernet

O router não trás qualquer tipo de manual, o único livro que acompanha o router é o “Quick Start Guide” que vem em 11 línguas (Inglês, Francês, Alemão, Italiano, Espanhol, Grego, Português, Checo, Turco e Holandes).

A diferença entre o “Quick Start Guide” e o respectivo manual era a definição por escrito de todas a funcionalidade do router, o qual não é preciso pois este já incluiu essa definição em cada secção dentro do firmware do router.

O “Quick Start Guide” começa por explicar como ligar a internet à porta WAN e perceber as luzes indicadoras das portas/wireless do router.

Todos os passos seguintes indicam como configurar o computador e executar o “Quick Setup” no firmware do router. Em pouco mais que 5 clicks que definem a configuração do servidor de Internet (ISP) e a configuração do Wireless do router.

Para outro tipo de setups como configurar a firewall terão que ser feitos nos menus abaixo ao “Quick Setup”.

Em relação ao CD, vem com alguns programas essenciais tais como o “Download Master”, programa para fazer downloads através do router sem precisar de ter o computador ligado e “Firmware Restoration” para fazer o update ao firmware.

Tudo o resto liga-se ao router e está pronto a funcionar.

Especificações

Ao contrário que a maioria das imagens aparenta mostrar, o router não é de uma só cor. O topo e base do router é branco e as laterais são cinzentas escuras, ficando claras quando há uma luz por perto.

Os leds do router são cor-de-laranja, enquadrando no design e cor do mesmo.

No total, no painel frontal existem 7 led’s para as seguintes funções: Power (Router ligado ou desligado), Air (Wireless), 4-3-2-1 (As luzes correspondem as portas do router que os computadores estão ligados) e finalmente WAN (porta de Internet).

No topo do router, encontra-se o logotipo da Asus e em seu redor num rectangulo estam pequenos furos para refrigeração do mesmo, no qual se vê as luzes cor-de-laraja espalhadas pelo interior do router.

Na parte de trás do router encontra-se 4 portas ethernet 10/100 seguido da porta ethernet WAN 10/100, botão de reset ao router, duas portas USB 2.0 (uma por cima da outra) e o botão EzSetup.

Detalhes:

Ethernet Port
WAN Port (1 x RJ45 for 10/100 BaseT)
LAN Port (4 x RJ45 for 10/100 BaseT)
Both Ethernet and 802.3 with Max Bit Rate 10/100Mbps with Auto cross-over function (MDI-X)

USB Port[/b]
2 x USB 2.0

Antenna
1 x Internal Inverted-F PCB antenna
1 x External dipole antenna with Reverse-SMA antenna connector

Wireless LAN
Standard IEEE 802.11b/g

Output Power
802.11g: 14~16 dBm (at normal temp. range)

Reset Button
Push for above 5 seconds to restore factory setting

EZSetup Button
Push for 5 seconds to enter easy setup mode

Application
Download Master: Download ftp, http and BT (BitTorrent)
Network neighbourhood (CIFS server)
UPnP AV Media Server Device
FTP Server
WebCAM Server
Printer Server: TCP/IP (LPR, supported in Windows XP, Windows 2000 and MAC OS)
IEEE 802.11g/b

Security
Firewall (NAT & SPI, QoS attack prevention, …)
Logging (Dropped packet, security event, Syslog)
Filtering (Port, IP Packet, URL keyword)
Encryption (WPA/WPA2/WPA-PSK/WPA2-PSK 64/128-bit WEP)
Authentication (MAC Address, 802.1x)

Por dentro (Firmware e funcionalidades)

A 1º impressão do firmware do router foi pouco agradável, um design muito pouco apelativo e as respectivas funções difíceis de perceber.

Convêm, depois de fazer um “Quick Setup” ir configurar todos os campos e secções manualmente ao nosso gosto para termos uma rede mais segura.

Um dos pequenos defeitos que notei é que em certas mudanças de configurações ele pedia para reiniciar o router, como tem um sistema linux iria iniciar de novo e activar as novas configurações, o que em termos de computador em rede mantém ligado a internet, enquanto a ligação wireless cai.

Apesar do modelo anterior (WL-500gD) ser um dos melhores routers em termos de firmware, este para lá caminha. Várias equipas como OpenWRT entre outros tem firmwares para vários routers do mercado, mas a especialidade deste é suportar dispositivos USB 2.0, o que dará para adicionar um disco rígido e fazer do router um “pequeno servidor” de páginas web (http) de ftp, mysql, php, entre muitas outras funções.

De referir que ao fazer a alteração ao firmware do router por um firmware alternativo perderá a garantia do mesmo.

Armazenamento USB 2.0

Voltando as funcionalidades do router, a melhor de todas é sem dúvida de se poder adicionar um dispositivo de armazenamento para guardar ficheiros ou mesmos partilha-los na rede, para alem de poder fazer downloads de qualquer ficheiro http, ftp ou bt pelo router enquanto o seu computador está desligado.

No caso de ter 2 dispositivo de armanezamento ligados, o router só irá detecta o 1º.
Configurando depois os utilizadores que terão acesso ao dispositivo, poderá partilhar o mesmo pela internet, acedendo-o fora de casa ou até utilizar para partilhar ficheiros com os seus amigos.

Pode ainda configurar com que os utilizadores só possam aceder a determinada parte do disco, e definir as suas propriedades, como ter acesso só ao ficheiro, ou ainda poder mandar ficheiros para o disco.

O único “down side” é não dar para partilhar o disco inteiro com utilizadores. Os utilizadores só poderão aceder ao 1º nivel de pastas a seguir ao root, ou seja c:\pasta.

Existem dois modos de acesso ao disco, um por FTP (ftp://192.168.1.1) e o segundo pela rede (\\192.168.1.1\).

Print Server USB 2.0

Partilhar a sua impressora na rede é outra vantagem do router, graças ao USB 2.0.
Para iniciar a instalação/partilha da impressora na rede, é aconselhado ler o “Quick Start Guide” onde explica passo a passo o processo.

Não tenho mais nada a acrescentar a este ponto, pois funciona tudo muito bem.

Web Cam USB 2.0

Está é a função do router que poucos irão usar. Ter uma Web Cam ligada ao router pela porta USB 2.0.
Como as Web Cam necessitam de drivers para funcionar, algumas poderão não funcionar devido ao router só ter 2 drivers definidos. Os dois drivers são PWC 8.8 e OV511 2.10 e a desvantagem é que não dá para acrescentar mais.

Esta funcionalidade do router tem muitas opções, sendo uma delas criar uma página na web onde mostra a imagem captada pela web Cam. Também tem uma opção para detectar movimentos e enviar e-mail a avisar, o que é bom para o caso de ter ladrões a assaltar a casa (home jaking).

Conclusão

Para finalizar a review ao router wireless Asus WL-500gP, este dispositivo é facilmente facil de encontrar no mercado por volta dos 80euros.

Pros
USB 2.0 (Print Server, Armazenamento)
Downloads HTTP/FTP/BT

Contras
Firmware pouco agradável

Sem comentários:

Enviar um comentário